Guerra
Quando pensamos sobre problemas que o mundo enfrenta, não nos esquecemos das guerras que geram graves crises humanitárias. Muitos morrem ou ficam gravemente feridos em razão de uma guerra e, algumas vezes, pessoas passam fome, sede e outras necessidades. Será que não dá pra fazer nada que possa acabar com as guerras? Em pleno século XXI ainda existem guerras com muitas pessoas sofrendo em decorrência de tais conflitos. Como seria bom se houvesse uma solução que apaziguasse o mundo.

Não é difícil imaginar os horrores que envolvem uma guerra. Além das mortes, pessoas são queimadas por ataque de bombas, mutiladas, alguns perdem seus filhos outros perdem os pais. Mas, porque, mesmo envolvendo tanto sofrimento, ainda existem esses conflitos? Como começam? Normalmente, países lutam entre si, às vezes, por ambição, pela conquista de áreas ricas em recursos naturais (como o petróleo), ou, ainda, lutam por áreas de influência para conquistar mais poder. Antigamente, eram comuns as lutas de povos para defender suas próprias nações de serem colonizadas. Mas, ao que parece, acabou-se o imperialismo. Também não existem mais escravos que, antigamente, quando dominados, geralmente, os povos eram escravizados e, muitas vezes, havia miscigenações (Frutos de estupros) como foi o caso da colonização portuguesa sobre o Brasil que gerou uma nação de mestiços.
Existem também as guerras civis que, normalmente, acontecem pelo desejo de depor um governante. Formam-se os grupos de rebeldes, opostos ao governo, e acontece o conflito. Normalmente, os rebeldes lutam por insatisfação com o governo e, em países onde não há democracia, não existe a possibilidade de impeachment.

Atualmente, talvez a maior crise humanitária envolvendo uma guerra seja a sofrida pelos Sírios. Existem pessoas querendo migrar para outros países como meio de fugir do sofrimento decorrente da guerra. O fato é que essas pessoas podem ser ajudadas, ao menos quando precisam de acolhimento em outro país. Mas, o que mais o restante do mundo pode fazer pelos cidadãos Sírios? Uma intervenção poderia desencadear uma guerra mundial, pois, o governo Sírio é apoiado pela Rússia, China e outros países. Uma intervenção, por exemplo, da ONU, não poderia apoiar os rebeldes.

Outra possibilidade de extinguir as guerras do mundo seria através da formação de uma entidade que representasse uma justiça de âmbito mundial. Assim como, quando duas pessoas entram em conflito e podem recorrer à justiça, ao invés da luta corporal, também seria do mesmo modo quando dois países entrassem em conflito. Ao invés de começarem a guerrear, respeitariam a decisão da justiça. No entanto, haveria desavenças entre diferentes povos que comporiam esse órgão da justiça. Inclusive, tal entidade teria de elaborar leis que fossem cumpridas por todos, não mais, apenas em território nacional. Mas, as culturas entre diferentes países são muito distintas. Algo imoral ou antiético em um país pode ser considerado normal em outros.
Então, mesmo com tanta desgraça causada pelas guerras, o mundo não deveria mais tolerar esse meio de resolver conflitos. Em pleno século XXI já está mais do que na hora de, assim como, acabou-se a escravidão e o imperialismo, acabarem-se também as guerras.