Sociedade feliz


Solução para o mundo

Na atualidade (Século XXI), vivemos em um mundo onde há diversos problemas socioeconômicos. Isso significa que, existem pessoas em determinadas regiões do planeta que necessitam urgentemente de ajuda. Algumas passam fome, outras até morrem por causa da privação de comida, há ainda a situação das pessoas que vivem em zona de guerra, países cuja maior parte da população vive em condições de extrema pobreza. Há também pessoas que moram em regiões pobres de cidades grandes, onde, há menos segurança, o que permite que tais pessoas estejam mais sujeitas a violências, entre outros crimes, que outras pessoas que moram em regiões consideradas mais tranquilas (Geralmente locais de um padrão de vida melhor). Inclusive, claro, há muitos mais problemas nesse mundo que seria possível destacar em um pequeno texto escrito!

Bom, que o mundo tem muitos problemas socioeconômicos, entre outros, não é algo difícil de perceber e entender. No entanto, e as soluções para tais problemas? Porque é que os anos vão passando e tais problemas persistem, ou até, aumentam de gravidade.

Fome 1
Fome

Alguns já propuseram soluções para alguns desses problemas. O Karl Marx, há mais de um século atrás, propôs um modo de organização da sociedade que dispensava a existência de um governo. As pessoas se organizariam em comunidades, talvez independentes, que passariam a ter controle sobre os meios de produção (Toda tecnologia, máquinas, veículos, e demais meios utilizados na produção de algo). Isso significa que, o que se considera que compõe uma empresa, não seria mais de um pequeno grupo de donos (acionistas), mas, sim, bens coletivos, de toda a sociedade. Inclusive, também considerava-se que essa nova organização da sociedade poria fim a propriedade privada. Esse modo de organização da sociedade foi nomeado de socialismo. Visava acabar com as classes sociais, e resolver os problemas socioeconômicos de nações adeptas ao socialismo, bem como acabar com a opressão do governo que havia na época, bem como, acabar com a exploração do proletariado (Trabalhadores sem os direitos trabalhistas que conhecemos hoje).

Morador de rua
Morador de rua
Fome 2
Fome

Esse socialismo vislumbrado inicialmente, também foi considerado utópico. Isto é, quem assim o considera, acredita que seria impossível aplicar tal solução na realidade de um país.

Um pouco sobre o socialismo

Um tempo depois do Karl Marx expor a ideia do socialismo, houve a revolução russa que foi em torno de 1918, ainda durante a primeira guerra mundial. A revolução culminou na queda do governo exercido até então e instauração do socialismo na Rússia. No entanto, o socialismo da Rússia foi apenas inspirado no proposto pelo Karl Marx. Isto é, havia as comunidades ou grupos sindicalistas (soviets) administrados por um poder central, o de um líder (governante) com poder equivalente ao de um presidente. Do termo soviets (sindicatos) surgiu a União Soviética.

O socialismo funcionou bem na Rússia e em outros países, até o final da guerra fria. Isso porque, a guerra fria foi uma guerra de ideologias entre os Estados Unidos (lado capitalista) e a União Soviética (lado socialista). O capitalismo, frente ao socialismo, mostrou-se mais promissor e isso, aliado a pressão do capitalismo, causou a crise do socialismo. Assim, muitos países socialistas, inclusive a Rússia, também adotaram a economia de mercado capitalista como modo de fugir da crise econômica.

Outra possível solução

Dada a derrota da União Soviética e seu socialismo na guerra fria e a inexistência de uma outra solução proposta, há pessoas que se apegam a fé em Deus como jeito de pôr fim a maldade e problemas do mundo. Bom, críticos desta fé existem muitos! Destacam logo: “Se Deus que pode tudo quisesse acabar com tais problemas, o que o teria impedido de fazer isso milênios atrás para que, assim, vivenciássemos um paraíso hoje em dia”. Então, a resposta a essa questão foge do escopo do que se tenta que seja esclarecido aqui. A intenção é encontrar soluções que não dependam diretamente da providência divina.

Fé em Deus
Abertura do mar

É considerável que um mundo melhor depende de uma mudança que conserte o que está errado. No entanto, há controvérsias entre o que se considera que está errado ou certo. Por exemplo, há quem diga que a ambição é um pecado e os grandes empresários acreditam que seus privilégios e riquezas são um direito conquistado com muito trabalho e dedicação. Inclusive, há grandes controvérsias sobre mudanças econômicas, seja de capitalismo para socialismo, ou mesmo, de capitalismo para qualquer outra coisa.

Há também quem, pela complexidade na resolução de problemas sociais e econômicos, acredita ser impossível resolver tais problemas. Isto é, acreditam que as desigualdades e criminalidade existem, sempre existiram e sempre existirão.

Mãos em volta do planeta
Mãos em volta da terra
Vinda de Jesus
Vinda de Jesus

Quanto a min, acredito em uma solução que favoreça a classe pobre que vive em zonas de guerra ou regiões muito precárias. Mas, a simples solidariedade que poderia tocar os ricos dificilmente acontece. Isto é, o sentimento que realmente toca os ricos é o de que: “Se ajudar quem é pobre, quem é pobre recebeu ajuda sem trabalhar”. Assim, até uma solução baseada na solidariedade é complexa de ser posta em prática. E a fé em Deus? De fato, só Deus parece poder resolver os problemas do mundo, agora, como fará, é uma questão. Apocalipse? Talvez!