Sociedade feliz


Capitalismo X Socialismo

Capitalismo e socialismo são dois modelos econômicos que muita gente não sabe a diferença. Alguns não sabem nem se vivem sob um sistema capitalista ou sob um sistema socialista. Então, vamos tentar esclarecer os benefícios, críticas, diferenças, entre essas duas ideologias econômicas.

Capitalismo versus socialismo
Capitalismo versus socialismo

Capitalismo

O capitalismo surgiu após o período feudal que se estendeu até o fim da idade média. Com a queda do feudalismo, surgiram cidades, comércio de mercadorias, entre muitas outras coisas, e vieram as monarquias nacionais. Então, as pessoas passaram a viver sob um sistema econômico onde a economia funcionava conforme o acúmulo de capital.

Capitalismo
Capitalismo

Quando surgiu o capitalismo, o governo ainda tinha maior controle da economia do que tem hoje. Por exemplo, era possível combater monopólios e intervir nos negócios dos mercadores burgueses se necessário. Mas, com a intervenção do governo nos negócios, alguns mercadores e comerciantes sentiam dificuldades em prosperar e, dada essa dificuldade, surgiu o liberalismo econômico. Onde, o governo oferecia menos controle e mais flexibilidade para as empresas crescerem. Isso funcionou bem no início, mas, já no final do século passado, as empresas exigiram um conjunto de restrições aos governos que tiveram que lhes oferecer a liberdade que prevalesse até hoje, limitando o papel do governo em diversas questões econômicas. Como consequência, surgiram os multibilionários com um acumulo de capital sem precedentes e grande aumento na desigualdade social e financeira e desemprego. Essa liberdade em excesso que o governo passou a conceder de uns tempos pra cá, dá-se o nome de neoliberalismo.


Socialismo

O socialismo foi vislumbrado por um homem chamado Karl Marx. Surgiu em uma época que havia grande opressão por parte do estado e, também, grande exploração da mão de obra do operariado. Por isso, a ideia original, visava, até, a extinção do estado opressor. O socialismo do jeito que foi concebido, foi considerado utópico. Isto é, impossível de se colocar em prática. Mas, tempos depois, veio a revolução russa. Onde os russos derrubaram um governante opressor e instauraram uma ideia inspirada nas do Karl Marx, chamando assim esse novo jeito de organizar a economia do país de socialismo. Foi considerado também um socialismo não mais utópico, mas, real.

Socialismo
Socialismo

O socialismo na Russia teve alguns princípios que se assemelham ao capitalismo, embora a essência do socialismo tenha sido mantida. Logo, era possível o acumulo de capital, sendo que, o governo passou a administrar os meios de produção e ter mais controle sobre a economia do país. Isso significa que as empresas não eram donas das máquinas utilizadas na produção, talvez, nem da propriedade sede da empresa ou indústria. Por outro lado, haviam políticas públicas para garantir emprego para todos diminuindo a taxa de desemprego para índices baixíssimos.

Outra questão interessante é que a Russia, sob o sistema socialista, tornou-se uma superpotência após a segunda guerra mundial, junta dos Estados Unidos. Esses países, até então haviam sido aliados durante a guerra.


Capitalismo X Socialismo

Os críticos do socialismo costumam defender que no sistema socialista todo mundo fica pobre e alguns entendem que o socialismo seria um assalto aos ricos, dado que, os meios de produção deixariam de ser de posse das empresas para se tornar patrimônio do estado.

Bom, vale esclarecer que o socialismo não é sinônimo de pobreza, muito pelo contrário, visa distribuir os recursos conforme o trabalho de cada um. Sendo que o comunismo, como evolução do socialismo, visa que tais recursos sejam distribuídos conforme a necessidade acima do trabalho de cada um. Assim, a intenção é suprir as necessidades de todos.

Já os críticos do capitalismo defendem que o capitalismo é orientado ao lucro e, assim, quanto mais as empresas lucram, melhor para a economia do país capitalista. Assim, os maiores investimentos feitos pelo estado capitalista, geralmente são focados em gerar crescimento e lucro para as empresas. Diminuindo assim, o capital utilizado para combater a fome, extrema pobreza e outros problemas sociais graves.

Com o neoliberalismo, o estado passa a ter, basicamente, a função econômica de garantir o progresso dos empreendimentos.