Sociedade feliz


Semear o bem

Quando nos reunimos entre amigos e familiares para conversar surgem vários assuntos: Notícias vistas em Jornais, coisas que tenham acontecido com outras pessoas, problemas pelos quais alguém esteja passando, conversar sobre trabalho, festas, etc. Porém, dificilmente o assunto é religião. Será que o assunto religião é pouco discutido? Será que existe preconceito envolvendo o assunto religião? Eu creio que sim! Alguns podem achar que religião não é assunto para si, ou podem acreditar que o assunto é muito complexo, ou, ainda, podem pensar que o assunto religião é para padres e beatos (as). Há sim algum preconceito com o assunto, assim como, com o assunto política. Também se fala pouco sobre problemas que o mundo enfrenta como: a fome e a extrema pobreza.

Boa semente
Boa semente

Então, por que há pouco interesse entre as pessoas em conversar sobre os assuntos religião, política e problemas do mundo? A meu ver, esses assuntos devem ser difundidos para que haja maior compreensão e conhecimento sobre eles. Quanto mais as pessoas falam nesses assuntos, mais eles são difundidos e, assim, mais conhecimento é gerado. Do mesmo modo, também creio que devemos conversar mais sobre religião. Difundir o assunto para que pessoas desenvolvam mais conhecimento sobre como viver conforme a vontade de Deus, e aceitar a Jesus Cristo como exemplo de ser humano a ser seguido.

Boa semente 2
Boa semente

Um desafio, após a intenção de conversar sobre religião, é escolher sobre que assunto relacionado à religião conversar. Seria possível que pessoas, juntas de familiares, dedicassem pouco tempo por dia para falar sobre o assunto. Por exemplo, poderíamos reservar cinco minutos por dia de reunião em família (Talvez entre o almoço ou jantar) para falar sobre Deus e refletir sobre problemas enfrentados por outras pessoas e se estão vivendo conforme agrada a Deus. No entanto, é difícil conversar sobre religião e, ainda, relacionar com problemas do mundo. Torna-se mais fácil se as pessoas que conversam sobre religião têm conhecimentos sobre a bíblia sagrada. È ai onde surge a necessidade de pessoas interessadas em religião e em um mundo melhor, proliferarem a boa semente de conhecimentos sobre religião e outros assuntos.

A meu ver, o assunto religião deve ser tão discutido quanto à solução de problemas enfrentados por outras pessoas. Como, por exemplo: A fome e extrema pobreza. A relação entre esses problemas e a religião é que, através da religião é possível desenvolver mais amor e solidariedade, contribuindo assim para um mundo em que há mais solidariedade ofertada para aqueles que enfrentam grandes problemas e necessitam de ajuda.

Lendo flores
Flores no livro

Além do desafio de falar sobre religião há também o desafio de despertar em outras pessoas o interesse em conversar e buscar conhecimento sobre o assunto. Quando pessoas vão a catedral assistir a celebração da santa missa, estão interessadas em ouvir sobre Deus e a bíblia sagrada. Mas, os padres têm conhecimentos sobre a bíblia porque estudaram muito. Mesmo assim, acredito que o assunto não é só para padres. Pessoas que não são padres podem buscar conhecimentos sobre a bíblia e difundirem o assunto evangelizando, desde que encontrem pessoas interessadas em conversar sobre religião. Então, quando queremos ouvir sobre religião, podemos assistir à santa missa, ou, podemos conversar sobre o assunto para, juntos, buscar-mos viver em harmonia com os ensinamentos de Jesus Cristo. Inclusive, como seguir a Jesus sem conhecer sobre o que ensinou e como viveu? É preciso falar no assunto para que pessoas sem esse conhecimento tenham a oportunidade de aceitar os ensinamentos de Jesus e pôr-los em prática para, assim, contribuir com um mundo muito melhor com mais amor e solidariedade.