Sociedade feliz


Gloriosa vinda de Jesus

Na bíblia, está escrito sobre uma segunda vinda de Jesus. Mas, afinal, o que significa? Podemos imaginar que não se trata da vinda de um ser humano, nem de um super herói. Pode ser que a segunda vinda se refira a Jesus reinando sobre nós, seres humanos. Em apocalipse, está escrito sobre a queda da cidade idolátrica: a “babilônia”. Com a queda da “babilônia”, cai todo o mal que leva as pessoas a pecarem. A meu ver, quando deixamos o pecado, Deus passa a reinar em nossas vidas, acontecendo assim à instauração do reino de Deus em quem se converteu e está (Ou estará) em comunhão com Jesus Cristo: o exemplo ideal de ser humano que serviu e praticou, apenas, o que agrada a Deus. Jesus conheceu a vontade de Deus e tentou descrevê-la para outras pessoas (discípulos e apóstolos) para que pudessem conhecê-la e praticá-la. Veja abaixo algumns comentários de frases que Jesus disse:

Vinda de Jesus 1
Vinda de Jesus
  • “Amai ao próximo como a ti mesmo”: Acredito que não se refere ao amor entre homem e mulher, relacionado a desejo sexual e afetivo, mais sim, a um amor incondicional e solidário, independente do que o próximo possa oferecer.

  • “Perdoe 70 vezes 7 se necessário”: A frase é dita por Jesus em resposta a um apóstolo que pergunta quantas vezes devemos perdoar um irmão que peca contra nós. A meu ver, Jesus se referiu ao perdão que envolve risco do próximo, mesmo perdoado, voltar a fazer outra vez. Claro que não exige que alguém que foi vítima de um crime busque aproximação com o bandido em sinal de perdão, a não ser que a vítima esteja segura do arrependimento do criminoso.

  • “Serão salvos os que são como essas criancinhas”: Pelo meu entender, creio que Jesus se referiu a pessoas que recebem a boa influência. Crianças são mais fáceis de influenciar e, por isso, aceitam com mais facilidade uma boa influência. Inclusive, não acredito que Jesus se referiu aos adultos com maturidade de crianças, pois, a maturidade é necessária para que saibamos sobre a vontade de Deus, inclusive, de modo intuitivo, dado que, nem tudo que é da vontade de Deus está escrito. Mas, podemos nos guiar pela nossa intuição e consciência sobre certo e errado.

  • “Se te baterem em uma face, ofereça a outra”: Acho que se refere ao perdão. Mesmo correndo o risco de a pessoa perdoada fazer outra vez. Acredito que se aplica, apenas, quando corremos o risco, mas, acreditamos que a pessoa a ser perdoada mudou e não vai cometer o mesmo feito de novo. Isto é, a outra face é oferecida, porém, acredita-se que não baterão nela.

Vinda de Jesus 2
Vinda de Jesus

Para explicar melhor a queda da babilônia, com a vinda de Jesus nos nossos corações (Vivendo sem pecado), passamos a praticar, apenas, o que agrada a Deus e, assim, servir a Deus até acontecer o que é chamado na bíblia de fim dos tempos. Talvez o fim dos tempos se refira ao tempo limite para conversão e abandono do pecado. Com o fim dos tempos, acredito que acontece o julgamento para aqueles que tiverem preferido o pecado ao invés de buscar a Deus e, acontece também, a salvação para aqueles que praticam ou passem a praticar a palavra de Deus. Essa explicação está de acordo com meu entender, não sei se está em conformidade com o pensamento religioso que é resultado de um consenso sobre a interpretação da bíblia por estudiosos (teólogos, padres, pastores, etc.).

Vinda de Jesus 3
Vinda de Jesus

Na bíblia é falado, também, sobre sinais dos tempos (Fim dos tempos). Os sinais mostram quando está perto de acontecer o julgamento de Deus, mas, apenas Deus sabe o dia. Não devemos ter medo do apocalipse, mas, devemos buscar a Deus enquanto é tempo. Talvez uma quantidade considerável de pessoas seguindo o que Jesus apresentou como sendo a palavra de Deus cause o que pode ser considerado à gloriosa segunda vinda de Jesus (Também chamada por Jesus de segunda vinda do “Filho do Homem”).

Conforme a bíblia, a salvação se dá por meio de Jesus Cristo que, além de conquistar vida eterna, também teve seus ensinamentos eternizados, pois, são lembrados até hoje em dia. A bíblia sagrada é a fonte de referência sobre coisas que Jesus disse e ensinou. Mas, acredito inclusive que, a intuição sobre o certo e errado pode permitir praticar, intuitivamente, o que agrada a Deus, embora, mesmo para quem segue a Jesus de modo intuitivo, acho recomendável que, se ainda não leu, leia a bíblia sagrada porque ela mostra a trajetória e ensinamentos de Jesus sobre a palavra de Deus.